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domingo, 16 de janeiro de 2011

Jesus não é marca .

Revenda do guarana Jesus em São Paulo


Segundo consta, a fórmula da bebida foi criada por um farmacêutico Maranhense, por ironia do destino teria sido ateu. Originalmente, ele visava finalidades medicinais, assim como o farmacêutico John Pemberton, criador da formula do refrigerante Coca-Cola®. Consta que o guaraná deveria servir para os males do estômago, assim como à Coca-Cola® deveria agir no alivio de dores de cabeça.

Não se abatendo com o fracasso da proposta medicinal, O Maranhense usou o xarope para produzir uma bebida para os netos. A aceitação foi tanta que a bebida extrapolou os limites familiares para cair nas graças dos consumidores maranhenses. O Guaraná Jesus ganhou o mercado local sem precisar de vultosas campanhas publicitárias ao seu redor. Sob os slogans "O Sonho Cor-De-Rosa", "Abençoe sua sede!", "Guaraná Jesus, porque nem só de pão vive o Homem" e "Fé no estômago", a bebida, literalmente, obteve a aprovação do gosto popular.

Em 2001, ele foi incorporado pela The Coca-Cola Company que intencionava extinguir a marca por competir vitoriosamente contra o produto americano. A multinacional seguia à risca a estratégia de comprar e fechar as fábricas concorrentes ao redor do mundo com a conivência dos governos de onde estava instalada. O caso do Maranhão é atípico porque a resposta dos maranhenses foi organizar um boicote à compra de Coca-Cola®. O mote "Volta Jesus!" deu voz ao protesto e o governo do Maranhão interferiu, proibindo o fechamento da fábrica. Diante disso, a Coca-Cola teve que ceder e recolocar o refrigerante no mercado. Porém, restringiu a sua distribuição àquele estado.

Voltando ao comerciante paulistano, ao tomar contanto com a marca, ele apostou na ideia de ir à porta das Igrejas e vender para os evangélicos. Sua estratégia de vendas foi descrita através da seguinte cena:



- Irmão, você aceita "Jesus" na sua vida?
- Sim, eu a-aceito! - responde o irmão meio embaraçado.
- Irmão, você aceita deixar que "Jesus" entre dentro de você para saciar a sua sede?
- S-s-sim...
- Então: toma "Jesus", irmão! - diz, entregando uma amostra para degustação.


O nome do farmaceutico maranhemse é Jesus Noberto Gomes que em nenhum momento quiz deboxar ou fazer media com o Santo nome de Jesus Cristo.

Mas existem produtos que nascem dentro de uma concepção voltada para uma associação intencional com o nome de Jesus Cristo. O nome de Jesus, em si, se tornou uma grande marca comercial em torno da qual gravitam inúmeros outros produtos. Produtos que pertencem a uma categoria que recebe o nome de Gospel e que se destina ao consumo pelo público evangélico.

Jesus Cristo não é nem nunca será uma marca ele é o nosso Senhor que nos Da a salvação gratuita pois ele já pagou alto preço por nos seu nome veio pra traze mensagem de fé e salvação não pode ser usado como fonte de renda seja pra qual quer que seja o fim.

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